Seja bem vindo!!

segunda-feira, 16 de março de 2015

Moradores de Aparecida querem reforma de Capela.

     O cemitério de Aparecida, distrito de Sapucaia, no Sul do Rio de Janeiro, foi construído no século XIX pela igreja católica. Um dos túmulos mais antigos é de 1853 e atualmente está sob responsabilidade da prefeitura. A falta de conservação incomoda os moradores. "Quase todo enterro que tem aqui eles colocam pra ser até 17h, 18h, porque não tem nada pra iluminar", contou Jucelina da Silva Nogueira.

     Mas é o descaso com a capela a principal reclamação dos moradores. Ela também foi construída no século XIX e está há tanto tempo abandonada que quase ninguém se lembra como ela era. "Sempre ouvi falar que ela era muito bonita, muito bem arrumada, muito bem decorada. E essa decoração está toda acabada", disse Cláudia Viana, dona de casa.

     A porta principal não existe mais. As duas salas da sacristia que ficam ao lado viraram depósito de entulho. O altar, feito de madeira, está cheio de buracos e quase caindo. "Acredita-se que ela foi contruída após ou durante a construção da Igreja Matriz", explicou Maria Amélia Sofi, dirigente católica. Segundo os moradores só o telhado foi reformado porque desabou. Eles querem que o patrimônio seja restaurado e preservado. "Pra não se perder, porque ela ta caindo. É uma história que precisa ser preservada", disse a dirigente.

     A prefeitura de Sapucaia informou que vai avaliar a necessidade de restauração na capela. Além disso, eles informaram que vão melhorar a iluminação no cemitério, mas não deu prazo para solucionar os problemas.



Fonte e Foto: TV Rio Sul