Seja bem vindo!!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pais devem ficar atentos ao escolher creche para os filhos, diz pediatra.



Muitos pais têm dificuldade em escolher a escola dos filhos, e a situação se repete no caso das creches. Quanto maior o número de atividades oferecidas, mais difícil se torna a função dos responsáveis quando chega a hora de tomar esta atitude.

Um exemplo é o da dona de casa Gisele Cristiane Cardoso, mãe da pequena Júlia, de oito meses. Ela está em busca de uma creche para a filha, que recebe atenção exclusiva em casa. Gisele largou até o emprego para cuidar da menina, que teve problemas de saúde nos primeiros meses de vida. Agora ela pretende voltar a trabalhar, e enfrenta a dificuldade de escolher o local ideal.

Para ela, a experiência da escolha não é nova. Ela também é mãe do Gabriel, de quatro anos, que passa o dia na creche e tem uma lista de atividades especiais. A mãe disse que foi muito difícil escolher o local adequado, e que está sempre presente na escola por ser uma mãe desconfiada.

Gisele ainda diz que o mais importante para ela é o bem estar da filha, a segurança da creche e o perfil dos profissionais que vão cuidar da menina. Ela também busca uma creche perto da sua casa, com um horário mais flexível, que tenha uma alimentação adequada e que trabalhe com atividades que ajudem no desenvolvimento da criança.

As creches 

A partir dos três meses de idade as creches passam a receber os pequenos. Esse período geralmente é a época em que as mães voltam ao trabalho, e escolher bem o lugar é fundamental para o desenvolvimento da criança.

Segundo a pediatra Márcia Mizrahy, o ambiente deve oferecer condições adequadas de higiene, segurança e alimentação balanceada. Ela diz que os pais podem optar por um período de adaptação dos filhos na creche, o que vale para observar o desenvolvimento da criança. Ela ressalta que nesse período algumas mudanças de comportamento são visíveis, como a diferença de olhar e como a criança reage ao chegar no local. O estado emocional da criança é expressado através da alegria, da timidez ou do choro.

Em uma creche na cidade de Juiz de Fora estão matriculados 80 alunos, com idade entre três meses e seis anos. A escola oferece atividades recreativas e até aulas de informática, inglês e capoeira. 

A diretora pedagógica, Andreza Giacomini, fala que na creche eles incentivam a interação e a participação ds pais, primeiro na escolha da instituição e depois na continuidade do processo educacional.

Fonte: Megaminas
Imagem meramente ilustrativa