Seja bem vindo!!

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Movimento Além nos Trilhos quer a preservação do patrimônio Ferroviário.


     Após a suspensão das operações da FCA na Ferrovia que corta o município de Além Paraíba foi criado no começo de agosto o Movimento Além nos Trilhos. O objetivo do movimento é atuar de forma conjunta na defesa e preservação do patrimônio ferroviário de Além Paraíba, conscientizando a sociedade de sua importância sociocultural, e realizar ações que visem viabilizar o transporte ferroviário turístico na cidade. Dentro destes planos se encontra a belíssima Locomotiva nº 51, uma locomotiva americana de 1880 e que poderá realizar um sonho de muitos alemparaibanos, circulando pela cidade levando moradores e turistas. O Movimento Além nos Trilhos irá elaborar estudos e projetos para que isso possa se tornar realidade.

     A Locomotiva nº 51 pertence a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária de Porto Novo, sob os cuidados de Valério José Ottero Franco e seu filho, Caio Franco. 

     O Movimento Além nos Trilhos é um movimento formado pela união de Organizações Sociais de Além Paraíba: ABPF-PN - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária de Porto Novo (Valério José Ottero Franco), MHCN - Museu de História e Ciências Naturais de Além Paraíba (André Martins Borges), SAPE – Sociedade Alemparaibana de Educação (Júlio César Barbosa) e Além Paraíba Empregos (Pablo Costa Borges). Este Movimento é apartidário e sem fins lucrativos, e tem por missão resgatar os valores socioculturais oriundos da história da ferrovia no município de Além Paraíba junto a sociedade. Tal iniciativa surge da convergência dos interesses em comum das respectivas entidades na preservação da memória ferroviária e na crença do turismo ferroviário como ferramenta para a diversificação da economia local, bem como fonte para o resgate da importância da memória da ferrovia na formação de nossa Além Paraíba.

Reportagem: Luciano José Louredo (Douradão)

Fonte: Movimento Além dos Trilhos

Créditos da Foto: Mais Além