Para garantir a
segurança de caminhoneiros que trafegam nas estradas do Distrito Federal e
Minas Gerais, os planos de concessão das BR-116 e BR-040 são os primeiros a
prever pontos de paradas para os motoristas de veículos de carga. Os vencedores
dos leilões, previstos para o final de dezembro e janeiro, deverão construir os
postos já no primeiro ano de concessão. Os locais serão sugeridos pelas
empresas em projeto apresentado até o terceiro mês de concessão e que será avaliado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
De acordo com a
diretora da ANTT, Natália Marcassa, a proposta de instalação dos pontos de
apoio será definida em parceria com o Ministério dos Transportes. "Os
locais serão escolhidos levando em consideração o que determina a lei
[12.619/12], de que os motoristas precisam fazer uma parada a cada quatro
horas. Estamos trabalhando com a distância de 200 quilômetros entre os pontos.
Como já existem alguns nas rodovias, as concessionárias terão esses três meses
para analisar os existentes e as condições da via", explica. A concessionária poderá ter uma compensação financeira para a instalação das paradas, o que não necessariamente implicará em custos para os motoristas, garante a diretora.
BR-116
Com 817 km de extensão, no trecho entre Além Paraíba (MG) e Divisa Alegre (MG), a privatização da BR-116 prevê investimentos na ordem de R$ 5,1 bilhões, nos 25 anos de concessão. Nos primeiros cinco anos do contrato, a empresa vencedora deverá duplicar toda a rodovia. Apenas após a conclusão de 10% das obras, a concessionária poderá iniciar a cobrança de pedágio.
A tarifa máxima estabelecida para a BR-116 será de R$ 6,40. Estão previstos pedágios em Medina; Caraí; Itambacuri; Governador Valadares; Ubaporanga; São João do Manhuaçu; Muriaé e Além Paraíba – todos em Minas Gerais. Segundo a ANTT, a previsão é que o
edital seja publicado até o final de novembro e o leilão ocorra ainda emdezembro.
BR-040
A rodovia que liga Brasília (DF) a Juiz de Fora (MG) seguirá o mesmo modelo de contrato estabelecido para a estrada mineira. Com 6,5 bilhões em investimentos, a BR-040 terá 557 km de vias longo dos 936 quilômetros da rodovia está prevista a instalação de 11 praças
duplicadas, além de 47 interseções, 52 passarelas e 62 km de vias marginais em
travessias urbanas.
Fonte: Jacy Diello – Agência CNT de notícias
Foto: RBSCop, Eduardo Sikorski
Legenda: Foto aérea da BR-116 em Sapucaia do Sul