Seja bem vindo!!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dilsinho do Açougue candidato a vice de Lamon pede Impugnação de Fernando Lúcio.

O candidato a Vice Prefeito na chapa de Antônio Lamon, o empresário Dilsinho, entrou na Justiça Eleitoral com pedido de impugnação da candidatura a Prefeito de Fernando Lúcio Donzeles. O pedido se baseia em uma sentença prolatada em 2010 contra Fernando Lúcio em razão de reprovação de contas pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas de período em que Donzeles foi Prefeito de Além Paraíba. Com o pedido de impugnação a candidatura de Fernando Lúcio fica registrada "sub judice" e o pedido terá de ser julgado. O rito de julgamento do pedido de impugnação na Justiça Eleitoral é rápido. Fernando Lúcio será citado pela Justiça Eleitoral para apresentar defesa, após o processo segue para a Promotoria Eleitoral que emite parecer e finalmente é levado ao Juiz Eleitoral para julgamento. Se a candidatura de Fernando Lúcio for impugnada em Além Paraíba, o candidato poderá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral. Se o pedido de impugnação for julgado improcedente e a candidatura de Donzeles for confirmada, Dilsinho poderá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. De qualquer maneira, seja qual for o resultado a campanha de Fernando já começa com esse obstáculo a ser superado. 

Fonte: Redatores do Jornal A Gazeta
 Dilsinho, candidato a vice-prefeito do Lamon

Vereadores aprovam Leis aumentando o número de MotoTaxistas e diminuindo idade para gratuidade no transporte coletivo.


Em sua última sessão, a Câmara de Além Paraíba aprovou duas novas leis que modificam legislações anteriores. De autoria do vereador Dauro Machado foi aprovada lei que altera o número de concessões para oserviço de mototaxi, criando 30 novas vagas para a categoria. Com isso, o número de mototaxistas sobe dos atuais 70 para 100 profissionais. Os novos mototaxistas deverão cumprir todos os pré-requisitos exigidos na lei anterior. Já o vereador Gelson Luís de Moura, o Bi, teve aprovada lei de sua autoria que estabelece que a partir de agora ficam isentos de pagar pelo transporte coletivo municipal todas as pessoas a partir de 60 anos. A lei anterior determinava a gratuidade a partir dos 65 anos de idade. As duas leis seguem para a sanção do prefeito municipal e só depois de sancionadas entrarão em vigor.

Fonte: Venilton Ribeiro/Carlos Roberto Banjo/Rádio Mix


Estratégia Saúde da Família de Vila Caxias promoveu palestra.


A Estratégia Saúde da Família promoveu o evento “Educação em saúde”, com palestras para a comunidade da “Cidade Alta”. O evento foi realizado na Quadra da Praça Conde das Neves, em Vila Caxias (Além Paraíba), com dois dias de palestra. No primeiro dia, 11 de julho, o encontro teve como tema, “Você Toma Medicação controlada?”, direcionada a pacientes que fazem uso de medicação controlada, com o palestrante, o psiquiatra, Dr. Jailton José Rezende.

No dia 12 de julho, começando pela manhã e finalizando à tarde, foi apresentado o tema: “Direitos Reprodutivos e Planejamento Familiar”, com a realização de exame preventivo, com a participação da obstetra Lia Simão Mattos e do professor Gutemberg Lacerda.

Fonte: ASCOM PMAP
Imagem meramente ilustrativa
 

Passagem de carretas causará interdição da descida da Serra de Petrópolis na madrugada da próxima terça, dia 17‏

Quatro carretas de grande porte vão subir a Serra de Petrópolis pela pista de descida em operação especial que ocorrerá nesse trecho da BR-040 na madrugada da próxima terça-feira, dia 17. A reversão de pista interditará o trecho entre o km 80 (Petrópolis) e km 104 (Duque de Caxias) aos demais usuários entre meia noite e 5h de terça-feira. A Polícia Rodoviária Federal coordenará a operação, com apoio da Concer, podendo adiar a reversão de pista se houver mau tempo. A partir do km 80, as carretas prosseguirão viagem para Minas Gerais pela mão normal da rodovia. A pista de subida da serra vai operar normalmente durante a passagem do comboio no sentido oposto. Mais informações disponíveis pela Central de Atendimento ao Usuário: 0800-2820040 ou 0800-2810041 (exclusiva para portadores de deficiência auditiva e de fala).

Fonte: Concer 
 

Alunos do programa “Travessia Renda” participam de reforma de prédio histórico em Além Paraíba.

“O resgate da história de um povo, é isso que se inicia com a reforma do prédio centenário da Rede Ferroviária de Além Paraíba”, comemorou Eloah Barbosa. Conhecido por seus conterrâneos como Xodó, o ex-ferroviário, de 88 anos, fez questão de participar da cerimônia de reabertura do espaço que fez parte de sua vida: a Rede Ferroviária Porto Novo, uma das primeiras estações do Estado, inaugurada, em 1874, por Dom Pedro II.

Cem alunos além-paraibanos dos cursos de qualificação profissional do programa Travessia Renda, executado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (SETE), fazem parte dessa história.  Os alunos, dos cursos de pedreiro de alvenaria, bombeiro hidráulico, eletricista de instalações de NR-10, manutenção de vagões e pintor, participaram, durante as aulas práticas, da reforma do primeiro pavimento do prédio centenário, onde passa a funcionar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e da construção da Incubadora de Empresas, projeto que visa oferecer ao município oportunidades por meio da comercialização de produtos e serviços.
O evento de inauguração do espaço aconteceu no último dia 29 de junho, sexta-feira, e contou com a participação de autoridades municipais, representantes da SETE, alunos e comunidade.
Para a superintendente de Qualificação e Formação para o Trabalho, da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego, Patrícia Cançado, é muito gratificante para a SETE aliar a qualificação profissional ao resgate da cultura de um povo. “Essa parceria em Além Paraíba trouxe, para nós da Secretaria de Trabalho e Emprego, uma grande satisfação, pois uniu a qualificação profissional, que tem um grande empenho do Governo de Minas, com o resgate da cultura, da história do povo além-paraibano. Os 100 alunos dos cursos, além de estarem aprendendo uma profissão para ter melhores condições de competirem no mercado de trabalho, terão em seus currículos a marca que participaram das obras da Rede Ferroviária, e isso sem dúvidas será um diferencial”, ressaltou.

Na busca por uma nova profissão e por uma ocupação no mercado de trabalho formal, Luiz Jorge Victorino, de 35 anos, que atualmente trabalha como autônomo, viu no curso de pintor uma porta para seus sonhos. “Fiquei sabendo das inscrições para o curso e não pensei duas vezes, logo me matriculei. A iniciativa de trazer qualificação gratuita para nosso município é excelente, sem dúvidas será uma travessia para gerar renda”, afirmou o aluno, fazendo uma ligação com o nome do programa Travessia Renda.
Outra aluna do programa é Nathália Damas dos Santos, de 16 anos. A jovem, que participa do curso de bombeiro hidráulico, afirma que realiza o curso para abrir seu leque de oportunidades para quando for ingressar no mercado. “Essa área tem sido muito demandada aqui em Além Paraíba e quando fiquei sabendo do curso me interessei. A qualidade do curso é muito boa, tanto a parte teórica quando a parte prática, estamos colocando a mão na massa mesmo e isso é um diferencial”, garantiu.
De acordo com o secretário Municipal de Além Paraíba, Júlio Cesar Barbosa, o maior legado é o bom exemplo, é ter iniciativas. “Estou muito feliz com a conquista do município, graças à parceria com a Secretaria de Trabalho e Emprego foi possível realizarmos a reforma do primeiro pavimento da sede da Rede Ferroviária, onde passamos a trabalhar, e dar início às obras para a Incubadora de Empresas, onde pretendemos alojar pequenas e médias empresas para comercialização de produtos e serviços. O projeto é maior, temos a intenção de fazer com que esse espaço da Rede, que tem 7mil m², torne-se um espaço multiuso para abrigar, também, lazer, cultura e turismo”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico do município.
Programa Travessia Renda
O Travessia Renda é, atualmente, a principal ação de promoção de renda do Estado de Minas Gerais. Trata-se de uma iniciativa inovadora do Governo de Minas, surgida em 2008, que decidiu estender suas políticas públicas de Trabalho, Emprego e Renda para além das ações executadas exclusivamente com os recursos federais do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O projeto faz parte do eixo Renda do Programa Travessia, que compreende as ações destinadas à elevação da empregabilidade, à criação/ampliação das oportunidades de trabalho e ao aumento da capacidade de geração de renda, tais como qualificação profissional, doação de insumos agrícolas, constituição e/ou acompanhamento de cooperativas, entre outras.

Fonte: Site do CETER – Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Geração de Renda no estado de Minas Gerais

 

domingo, 15 de julho de 2012

Promotora Eleitoral impugna 10 candidatos a vereador em Além Paraíba.


A Promotora Eleitoral de Além Paraíba, Drª Sandra Ban, pediu impugnação de 10 candidatos a vereador por vários motivos. Alguns, por não terem votado em eleições anteriores, outros, por terem sido condenados pelas certidões criminais e ainda, por dupla filiação partidária, ausência de filiação e não ter se afastado a tempo da função pública que exerciam.

CONFIRA QUEM ESTÁ COM A CANDIDATURA COM PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO

01) JOSÉ MIGUEL DA SILVA JÚNIOR
02) FERNANDA SILVA DE CASTRO
03) FRANCISCO MAURO DE SOUZA
04) PAULO FERRINE MATAR
05) ANA REGINA DE SÁ MILAGRES
06) WALDIR ELEUTÉRIO MALAQUIAS
07) SEBASTIÃO SÉRGIO DA SILVA - SERGINHO MADALENA
08) JÚLIO CESAR VITOR
09) DENILSON SILVA MOURA
10) PATRÍCIA FERNANDES GOMES
Os impugnados serão citados e terão 10 dias para apresentarem defesa e em seguida o Juiz decidirá, acatando ou não a impugnação.

Fonte: Equipe de Redatores do Jornal A Gazeta.

NOTA DA REDAÇÃO DO JORNAL A GAZETA: TODOS OS FEITOS QUE TRAMITAM NA JUSTIÇA ELEITORAL SÃO PÚBLICOS E TODOS OS CIDADÃOS PODEM TER PLENO ACESSO.

Entidades regionais realizam movimento “Abrace a Rotunda. Abrace Além Paraíba”.


Através de iniciativa conjunta do Conselho Municipal de Turismo de Além Paraíba- COMTURAP, da Diocese de Leopoldina, representada pelo Padre Enio Marcos de Oliveira, do Museu de História e Ciências Naturais- MHCN, da Associação Brasileira do Patrimônio Ferroviário- ABPF, com a participação do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras e sob a coordenação da equipe da UFJF, com o Prof. Edwaldo Sérgio dos Anjos, estará sendo realizado o movimento “Abrace a rotunda. Abrace Além Paraíba.”, que tem por objetivo informar, aos que desconhecem sobre a importância da “rotunda” e da oficina da Rede Ferroviária na vida dos alemparaibanos.

O evento será realizado no domingo dia 22/07/2012, às 10:00 horas da manhã, quando serão abordados os temas: valor histórico, valor sentimental para os ferroviários e a  importância de sua preservação.
Na mesma ocasião estará sendo informado sobre as ações que estão sendo desenvolvidas para se conseguir a revitalização deste “Patrimônio arquitetônico”.

Dentre os palestrantes, a presença confirmada do Professor Victor Jose Ferreira, representante do Movimento de Preservação Ferroviária e do Professor José Geraldo Esquerdo Furtado, autor do livro sobre a rotunda. 

As Escolas: Estadual Sebastião Cerqueira, Estadual Dr. Alfredo Castelo Branco, CNEC, EMAC, Colégio dos Santos Anjos e Colégio Além Paraíba já abraçaram a ideia e estarão participando com os trabalhos dos seus alunos, demonstrando o apreço pela rotunda.

Fonte e Foto: ASCOM PMAP


sábado, 14 de julho de 2012

Colégio Estadual Jamapará promove almoço no domingo.

O Colégio Estadual Jamapará convida toda a comunidade para participar do delicioso almoço de confraternização que promoverá no próximo domingo, dia 15, de 12 às 14 horas, na quadra do colégio. O cardápio inclui arroz, tutu com molho, farofa, salpicão e pernil ao molho madeira. Os ingressos custam apenas 7  reais e haverá venda no local.

Os participantes poderão almoçar no local ou levar quentinha para almoçar em casa. Participe e colabore com a caixa escolar do Colégio. Os órgãos de imprensa da região apoiaram a divulgação do evento. Hoje à tarde, um carro de som foi contratado para convidar a comunidade a participar do evento.

Fonte: Colégio Estadual Jamapará.
Imagem Meramente Ilustrativa

CRAS do Goiabal e Faculdade de Além Paraíba realizam Palestras Educativas.


O CRAS Goiabal - Centro de Referência da Assistência Social, em parceria com a Faculdade de Enfermagem de Além Paraíba (FEAP), promoveu palestras junto às comunidades do Goiabal, Terra do Santo, Morro do Cipó, Matadouro e Parada Breves. 

As palestras aconteceram nos dias 12 e 13 de julho/12, na sede do CRAS, Rua Padre Butiña, no Goiabal. 
No dia 12 de julho, foi realizada palestra, com Grupo Educativo e Consultas de Enfermagem, com atendimento tira-dúvidas para os participantes do sexo masculino, sobre o tema Planejamento Familiar (Métodos Contraceptivos), Sexualidade e DST/AIDS.

No dia 13 de julho, também houve palestra, com Grupo Educativo e Consultas de Enfermagem, com atendimento tira-dúvidas, desta vez, para participantes do sexo feminino, sobre o mesmo tema: Planejamento Familiar (Métodos Contraceptivos), Sexualidade e DST/AIDS.

Fonte: ASCOM PMAP