Seja bem vindo!!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Juiz Eleitoral reuniu-se com partidos e emissoras de Rádio de Além Paraíba.


Na última sexta-feira (10/08), o Juiz Eleitoral, Dr. Marco Aurélio Souza Soares, reuniu-se com dirigentes partidários e das emissoras de rádio para definir os tempos de propaganda eleitoral gratuita que cada partido terá direito a utilizar em cada programa no horário eleitoral gratuito, que começa no dia 21 de agosto e vai até dia 4 de outubro.

Também foi definido o número de inserções diárias que cada coligação
terá para divulgar suas candidaturas majoritárias e escolhida a emissora que será responsável pela geração dos programas. Para as candidaturas a Prefeito foram definidos os seguintes tempos e número de inserções de 30 segundos por dia:

Coligação Esperança no Novo, que apoia Antônio Lamon: 2 min e 56 seg e
6 inserções; 

coligação Renovar Para Mudar, que apoia Jú do Carmo: 6 min e 31 seg e 13 inserções;

Coligação Avançando com Solidariedade, que apoia Wolninho: 9
min e 58 seg e 20 inserções;

Coligação Reconstruindo Além Paraíba, que apoia Fernando Lúcio:
10 min e 35 se e 21 inserções.

Para as campanhas dos vereadores, quem disporá de mais tempo será a
coligação Renovar para Mudar, com 5 min e 27 seg, seguida pelo PMDB,
com 4 min e 41 seg, e pela coligação Unidos por Além Paraíba, com 4
min e 32 seg. Os que terão menos tempo são a coligação Esperança no
Novo, com                  1 min e 32 seg e o PC do B com 1 min e 46
seg. Mais uma vez a 102,7FM foi escolhida, de comum acordo, como a
emissora responsável pela geração dos programas eleitorais. Os
programas eleitorais irão ao ar de segunda a sábado das 7:00 às 7:30 e
de 12 às 12:30. Já as inserções serão distribuídas em 4 blocos durante
a programação das emissoras.  Embora as inserções tenham por base o
tempo de  30 segundos, os partidos poderão optar por inserções de 15
segundos e, neste caso, dobrar o número de inserções diárias, ou de 60
segundos, reduzindo à metade o número de inserções.

Fonte: Venilton Ribeiro/Carlos Roberto Banjo/Rádio Mix

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

SAMU fazendo diferença no atendimento em Sapucaia.


Médicos avaliam por telefone a situação do paciente antes de enviar ambulância.

A unidade descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU em Sapucaia está fazendo a diferença nos atendimentos do município. 

A eficiência do serviço na cidade ainda é tímida em relação a sua capacidade operacional, mas já apresenta bons resultados no primeiro mês de funcionamento.

Inaugurada no início de julho no município e acionada pela central de regulação do serviço que funciona em Três Rios, a unidade sapucaiense realizou 58 atendimentos, na sua maioria de caráter clínico em domicílio.
Para Coordenadora do SAMU em Sapucaia, enfermeira Delizangela G. Melo, ainda é só o começo.

“- As ocorrências não estão sendo feitas em maior escala, uma vez que a população ainda não conhece bem o serviço. É preciso maior divulgação. Um dos nossos principais objetivos é orientar a população sobre a importância do atendimento do SAMU”, informou.

O serviço que funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de transtorno mental e pode ser acionado em Sapucaia por telefones fixos através do número 192.

Um homem residente em Anta, que prefere não se identificar, elogiou o serviço. Sua esposa teve uma crise e passou mal. “Ligamos para o SAMU, e a equipe médica nos atendeu muito bem, logo em seguida a ambulância chegou até a minha casa”, contou.

Reforço no apoio aos atendimentos.

A sala de estabilização recentemente inaugurada em Sapucaia e que funciona como local de assistência temporária e qualificada para estabilização de pacientes críticos/graves, para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde, fazendo parte do Programa Mais Saúde, que engloba o Programa de Apoio aos Hospitais do Interior do governo do estado, tem servido como grande reforço para atendimentos de urgência do SAMU.

Quais os tipos de ocorrência que o SAMU atende?
Através do número 192, os profissionais realizam atendimentos de casos como:
o    - Problemas cardiorrespiratórios;
o    – Intoxicação;
o    - Queimaduras graves;
o    - Trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
o    - Tentativas de suicídio;
o    - Crises hipertensivas;
o    - Acidentes/traumas com vítimas;
o    – Afogamentos;
o    - Choque elétrico;
o    - Acidentes com produtos perigosos;
o    - Transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte;
o     - Acidentes de trânsito (Posterior ao atendimento inicial dos bombeiros (número 193), caso tenham vítimas presas em ferragens e salvamento de vítimas de afogamento.);
o  - Acidentes domésticos;

Como funciona a ligação para o 192 ?

A ligação é atendida na Central de Regulação por um teleatendente médico, que pergunta o quadro clínico do paciente, local da ocorrência, nome da vítima e contatos da vítima. Identificado o problema, o médico regulador analisa o caso específico e passa orientações sobre como agir à situação.
A partir das informações apuradas e conforme a gravidade da situação, o médico regulador envia uma viatura para o local. Se for um caso de menor gravidade no qual o paciente não corra risco de vida, o médico regulador resolve com sucesso a situação com orientações dadas ao telefone. 70% dos casos são resolvidos dessa maneira. 

Quais os tipos de informações a ter em mãos quando ligar para o 192 ?
Antes de efetuar a ligação para o 192, procure saber detalhes sobre o estado do paciente: dores intensas, dificuldades de respirar e se corre o risco de vida. Também é essencial ter o endereço correto de onde está a vítima e pontos de referência. Assim, você contribui com informações mais exatas para a análise do médico regulador e acelera a chegada da viatura, caso necessário.

Fonte: SECOM PMS
foto: Sindiclei Baião

Secretaria Municipal promoverá curso de capacitação para Educação Inclusiva.


Nesta quinta-feira (16/08) a Secretaria de Educação promove em parceria com o Instituto Municipal Helena Antipoff - RJ curso de capacitação para professores da rede municipal.

Responsável pela educação especial nas escolas da Prefeitura do Rio, o Instituto Helena Antipoff atua na perspectiva da educação inclusiva, acompanhando as diretrizes e metas propostas pela Política Nacional de Educação Especial, sendo referência em todo país.

De agosto a dezembro a capacitação, em forma de oficinas práticas pedagógicas, acontecerá no Centro Cultural Maria das Graças dos Santos e formará os professores participantes para atuar como multiplicadores nas escolas municipais de Sapucaia, promovendo educação inclusiva para os alunos com necessidades especiais ou dificuldade na aprendizagem.

Percebendo a posição da UNESCO no Brasil, que em recente matéria afirmou que são notadas desigualdades nas condições de acesso à educação e nos resultados educacionais das crianças, dos jovens e dos adultos brasileiros, penalizando especialmente alguns grupos étnicorraciais, a população mais pobre e do campo, os jovens e adultos que não concluíram a educação compulsória na idade adequada, a Secretaria de Educação através de sua coordenadoria de Educação Inclusiva dará um importante salto para melhoria da qualidade da educação dos sapucaienses.

Na opinião de Simara da Silva Sá, coordenadora de Educação Inclusiva no município, o projeto estará promovendo as condições ideais para que os multiplicadores possam em 2013 aplicar com profissionalismo o que aprederam de uma das equipes de maior destaque do Brasil.

Fonte: SECOM PMS

BR-040 apresenta retenção em Caxias devido a acidente na Avenida Brasil‏.


A BR-040 apresenta retenção de 5 quilômetros em Duque de Caxias, na pista sentido Rio de Janeiro, por causa de um acidente com uma carreta que ocorreu na madrugada de hoje (15/08) na Avenida Brasil, na altura de Manguinhos. O congestionamento vai do km 120 ao km 125, prejudicando os acessos para a Linha Vermelha e Avenida Brasil. Na descida da Serra de Petrópolis, o motorista deve redobrar a atenção na altura do km 85, próximo ao Túnel do Ouriço. O trecho está em meia pista para uma obra de recuperação do pavimento. Já em Itaipava, distrito de Petrópolis, a rodovia está em meia pista nos dois sentidos nas imediações do km 50 devido a uma obra de contenção de encosta.

Fonte: Concer

CRAS do Goiabal lança concurso de fotografia com o tema: “Retratando Meu Bairro – Reafirmando Minha Cidadania”.

O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Goiabal lança um Concurso de Fotografia, para a participação dos adolescentes, com idade de 14 a 17 anos, residentes nos Bairros do Goiabal, Terra do Santo, Morro do Cipó, Parada Breves e Matadouro. Com o tema “Retratando Meu Bairro – Reafirmando Minha Cidadania”, a mostra acontece no dia 23 de agosto, e as inscrições vão até o dia 17 de agosto, no próprio CRAS, com as funcionárias Tatiana e Patrícia. No ato da inscrição o candidato deverá entregar a fotografia contendo uma pequena argumentação com a motivação para a foto (explicando porque a foto retrata seu Bairro). As fotos também poderão ser entregue em CD, ou impressas em papel fotográfico ou ainda através de transferência de arquivo para o computador do CRAS. Será premiada a melhor fotografia com a melhor argumentação e a premiação acontecerá no dia da mostra, às 14 horas.

Fonte: Venilton Ribeiro/Carlos Roberto Banjo/Rádio Mix

Prefeitura de Além Paraíba vai licitar manutenção de prédios da Área da Saúde.


A Prefeitura de Além Paraíba, abriu Processo Licitatório, na modalidade Tomada de Preços, tipo menor preço unitário, tendo como objeto a Contratação de empresa especializada para manutenção e conservação de bens imóveis com fornecimento de mão de obra e material para atender as unidades de PSF do Sítio Branco e Jaqueira e as Unidades de Atendimento Básico de Saúde da  Gironda, Aterrado, Marinópolis, Beira Rio e Fernando Lobo. A entrega dos envelopes contendo documentação e proposta de preço deverá ser feita até as 14:30 do dia 20 de agosto. A abertura dos envelopes contendo documentação será feita no mesmo dia, às 15 horas. Em sua justificativa para a contratação, a Secretaria de Obras e Serviços reconhece a situação precária em que se encontram os PSF`s e as Unidades Básicas de Saúde no Município devido à falta de manutenção dos mesmos.

Fonte: Agora Jornais Associados

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

FEXPO 2012 foi um sucesso!



A FEXPO 2012 de Além Paraíba foi um sucesso e teve seu ápice no final de semana, quando uma multidão invadiu o Espaço Comunitário Dr. José Braz Azevedo na Ilha do Lazareto para curtir Oba, Oba Samba House no sábado (04/08) e o cantor Péricles no domingo (05/08).  A abertura aconteceu no dia 1º de agosto com a tradicional solenidade envolvendo as autoridades municipais. O empresário Luciano Fazolato, da “Fazolato Eventos”, empresa que há anos é a vencedora das licitações e realiza a FEXPO, agradeceu aos patrocinadores e barraqueiros pela efetiva participação. Após a abertura, se apresentaram no palco Hélio Fazolato as atrações regionais: Banda Apolo XI (Rock) e Os Boiadeiros (Forró). Na quinta-feira, dia 02 de agosto, foi a vez de Israel Novaes (Arrocha). Sexta-feira, dia 03, o Araketu agitou a galera e logo após, Leonardo Freitas e Fabiano. 

Festa não teve ocorrências graves

A segurança da festa foi propiciada por policiais militares que tiveram o reforço de outros batalhões da região e pela empresa de segurança contratada, ambas as equipes ajudaram a manter o respeito e a tranquilidade fazendo rondas frequentes e chegando de imediato aos primeiros sinais de desentendimento evitando assim as confusões. 

Segundo informações do repórter Sidinei Silva da Rádio Mix, transmitidas na manhã de hoje (06/08) a polícia militar de Além Paraíba só registrou ocorrências de brigas entre marido e mulher, salvo o furto de uma bicicleta Caloi de um barraqueiro na sexta-feira (03/08).

Algumas pessoas que passaram mal, por excesso de bebida e outros motivos, foram rapidamente socorridas pela ambulância e encaminhadas ao Hospital São Salvador.

Quase não teve a FEXPO

Após a tragédia que ceifou vidas e trouxe estrago jamais visto em Além Paraíba no começo do ano, o povo pôde esquecer um pouco os problemas e se divertir com uma festa realmente marcante. Este ano, a FEXPO foi realizada sem a verba da Prefeitura e por pouco não aconteceu, já que antes da decisão, o tema sobre realizar ou não a festa foi debatido pelos órgãos de imprensa da região e em bares e esquinas. Apesar de tudo isso, a festa teve o mesmo brilho dos anos anteriores. Atrações de alto nível, entrada franca, parque de diversões e muitas barracas com as mais diversas delícias, bebidas, brinquedos e assessórios. Se não soubéssemos das dificuldades que a cidade passou, não daria nem para perceber.

Festa encerrada com o pé direito

A festa foi encerrada ontem, domingo (05/08) com o pé direito. No palco uma das mais esperadas atrações deste ano, o cantor Péricles, que cantou os principais sucessos de todos os tempos do grupo Exaltasamba e também músicas do seu DVD carreira solo que será lançado na próxima semana. Parabéns a Fazolato Eventos, aos barraqueiros, aos alemparaibanos e a todos que de forma direta ou indireta abrilhantaram a realização deste grande evento.

Reportagem: Luciano José Louredo (Douradão)
Fotos: Cláudio Odir















Cadastramento Escolar começa hoje em Minas.


Pais e responsáveis interessados em garantir vaga para seus filhos em uma escola pública próxima à sua casa devem ficar atentos

Inicia hoje (06/08) o período para a realização do Cadastramento Escolar 2013 em Minas Gerais. O cadastramento, que deverá ser realizado entre os dias 06 e 10 de agosto, é o levantamento utilizado pelo estado, em parceria com os municípios, para planejar e garantir vaga ao estudante na rede pública de ensino na escola mais próxima à sua residência no próximo ano. Devem se cadastrar crianças com seis anos completos ou a completar até o dia 31 de março de 2013, alunos que estão se transferindo de outras localidades ou vindo de escolas particulares e ainda os interessados em retornar aos estudos em qualquer ano do ensino fundamental (1º ao 9º ano). 

Para a inscrição no cadastro Escolar, o pai, mãe ou responsável pelo aluno deverá apresentar original ou cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento do candidato e comprovante de residência, comprovante de escolaridade da escola de origem, nos casos de transferência para as redes públicas ou de retomada de estudos.

Na Região Metropolitana e no interior do estado, o cadastro deve ser feito em postos de cadastramento definidos pelas comissões municipais de cadastros e matrículas. Para informações sobre a localização dos postos de cadastramento, os pais e responsáveis devem procurar as secretarias municipais de educação.

O cadastro é uma garantia de vaga na escola pública mais próxima de casa. Aquele candidato que não fizer o cadastramento não ficará sem uma vaga, mas será encaminhado, após a matrícula dos cadastrados, a uma escola que apresente vaga disponível. Os alunos já matriculados no ensino fundamental na rede pública têm vaga garantida e, por isso, não precisam se inscrever.

Os pais de estudantes com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento devem estar atentos, pois também devem realizar o cadastro no mesmo período, 06 a 10 de agosto.  No momento da inscrição, deve ser informado no formulário do cadastro escolar o tipo de deficiência e/ou transtorno global do desenvolvimento do estudante. 

Fonte: Camila Moura/Governo de Minas

Justiça Eleitoral defere pedido de candidatura de Nilton Salomão.


O candidato a prefeito pela coligação Reage Terê ( PT, PSDC, PDT, PSC) Nolton Salomão teve seu pedido de candidatura deferido pelo juiz da 38ª Zona Eleitoral de Teresópolis, Drº Mauro Penna Macedo Guitta. 

A decisão anula as denúncias apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). O órgão alegava falta de documentação necessária para deferimento do registro de candidatura tais como: ata de convenção partidária referendando o nome do candidato pela coligação; falta de assinatura do pedido de registro; não apresentação da prova de quitação eleitoral e prova de filiação (a anexação deste dois últimos é de responsabilidade da própria justiça eleitoral e não do candidato).

Fonte e foto: Assessoria de Imprensa Nilton Salomão

quinta-feira, 19 de julho de 2012

3ª rodada do Campeonato do Vassourão aconteceu no último domingo.


O 14° Campeonato do Vassourão, tradicional competição de Futebol
Society disputado no campo de peladas localizado no pátio da estação
de Porto Novo, teve prosseguimento domingo, dia 15 de julho, com a
realização da 5ª rodada. Foram realizadas 4 partidas, com a primeira
começando às 8:30. Os resultados foram os seguintes: Para Tudo e Santa
Rosa empataram em 1 a 1; o Bariri venceu o New Evidence, mesmo placar das vitórias do Colina sobre a Banqueta e do Ai Se Eu Te Pego sobre a Jaqueira Nesta rodada, estiveram de folga as equipes do São Geraldo e Máquina Azul, da chave A, e as equipes do Renegados e “Dominó, da chave B. Com os resultados da 5ª rodada, a Chave A tem a liderança do New Evidence (com 7 pontos, seguido por Para Tudo (com 5).  Na chave B, o Ai Se Eu Te Pego lidera (com 12 pontos), seguido por  Santa Rosa e Bariri (ambos com 7 pontos).

Fonte: Venilton Ribeiro/Carlos Roberto Banjo/Rádio Mix